terça-feira, 10 de agosto de 2010

Malvados ou sem personalidade?






A música sempre acaba se tornando um estilo de vida. Talvez o skinhead tenha sido um dos estilos que mudaram mais suas ideologias e conceitos com o passar do tempo. Sofrendo uma transformação da água para o vinho. Esse foi um estilo sempre cercado de sensacionalismo e mistos a respeito de suas reais intenções.

Os skinhead surgiram no Reino Unido. Na época de sua formação (1967), eram majoritariamente um estilo adquirido por brancos e negros que frequentavam juntos clubes de soul e reggae. Essa grande união racial teve seu auge em 1969, chamado de “spirit de 69”. Sempre andavam em “gangues” (até então sem intenções violentas) e se vestiam de uma forma simples e particular. O grande diferencial era o corte de cabelo muito curto, inclusive entre as mulheres. (daí o nome skinhead, que se traduz grosseiramente como "cabeça pelada").

No inicio esse foi um estilo menosprezado por ser formado, na sua maioria, por trabalhadores locais e imigrantes negros. Mas o jogo virou. Ganharam notoriedade. Começaram com atitudes violentas dentro de estádios de futebol. Ainda respeitavam os imigrantes da Jamaica, mas passaram a agredir e matar os imigrantes asiáticos e paquistaneses.

Com isso, vem meu conceito sobre a falta de personalidade. Um jornal local publicava manchetes xenófobas. Culpavam os imigrantes pela pobreza local. Fundaram o grupo APL (Anti-Paki League, ou, Liga Anti-Paquistaneses). Mas, ainda se diziam antinazistas.

Em 1970, com o surgimento do PUNK e sua política apolítica, do tipo faça-você-mesmo, os skinheads mais uma vez mudaram seus conceitos. Gradativamente passaram a abandonar o “soul” e “reggae music” e passaram a seguir ideologias do punk rock.

Antes, vestidos basicamente com calça jeans envelhecida, camisas brancas sem estampa, botas coturnos, suspensórios e cabelo raspado passaram a uma imagem mais definida. Roupas pretas, rasgadas, ainda com botas coturnos, cabelo trabalhado, tatuagens e acessórios (pulseiras, alargadores, correntes...) passaram a constituir seu estilo.



No inicio do texto o exemplo do nascimento de um estilo visual simples e de importante inclusão social. Mas num curto espaço de tempo, por pequenas influencias negativa passou-se a um contraditório comportamento, que através de posturas intolerantes e de canções que exaltavam o culto a virilidade, ao patriotismo e ao extremismo, definiram um novo perfil de skinheads. Um perfil de violência e inflexibilidade.

Depois disso, pelos meados de 80 a intolerância atingiu também os negros, sendo abandonado de vez o reggae music e fixada cada vez mais a revolta apolítica dos PUNK’s.

No entanto, muitos skinheads passaram a ir contra os grupos neonazistas e repudiavam/repudiam o racismo, que resultou na fragmentação em vários submovimentos rivais. Desde então, estes grupos não reconhecem uns aos outros como verdadeiros representantes da cultura skinhead, e é comum se enfrentarem fisicamente em confrontos anunciados. Os principais subgrupos de idéias contrárias são:

S.H.A.R.P (Skinheads Against Racial Prejudice)

S.W.P (Skinhead, White Power)

E essa é a grande questão. Atualmente o estilo é marginalizado. No Brasil, por exemplo, só chegou à idéia dos “brancos no poder”. O estilo foi distorcido e politizado de inclusão e diversão a caráter conservador e ultra-racistas. Que promove ações violentas contra nordestinos, negros, homossexuais, prostitutas, drogados e também contra góticos e emos, colocando em risco o livre arbítrio que é protegido por constituição.


Sua postura ideológica é confusa e cheia de contradições. Talvez tivesse sido melhor preservar as origens. Isso teria impedido de se tornarem pessoas rudes e violentas vivendo a margem do bom senso.





7 comentários:

Vincent disse...

Punks odeiam Skinhead's... MORTE A TODOS OS SKINHEADS... FUCK YOU..

jooh veloso ;D disse...

Porra manolo tu entendi mesmo de skinheads ein?

Ana Luíza Andres disse...

Malvados é claro #MedinhoDeles

Rayanne Campeche disse...

o/ Malvadooos HASUHUAHS

Anônimo disse...

"...com o surgimento do PUNK e sua política apolítica?"

HÃ? nem entendi isso serioo

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Hfurp3SvuPY

Anônimo disse...

SHUASHUASHUA SOU DARK DA DÓ DOS skinheads SE EU PEGAR UM AFFS FASSO PIOR DO Q ELES FAZEM COM OS OUTROS Fuck You

Postar um comentário